
A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) apresentou nesta quinta-feira, 11, o Plano de Mobilidade da cidade para a Copa do Mundo da Fifa. O projeto mostra quais serão as alternativas de transporte público para os usuários e turistas durante o período da competição. Além disso, foram apresentas as áreas de bloqueio e a gestão da mobilidade atuando integrada com a segurança para o deslocamento de atletas e delegações.
O secretário extraordinário da copa, Urbano Schmitt, destacou que a segurança que se quer deixar para Porto Alegre é a que está sendo construída a partir do planejamento do Mundial.
Após a abertura ocorreram palestras do COL, da Fifa, do Ministério da Justiça e das Forças Armadas sobre o planejamento de segurança para a Copa das Confederações da Fifa 2013 e Copa do Mundo da Fifa 2014.
Prefeito ressalta a responsabilidade dos gestores públicos.
Presente na abertura do evento, o prefeito José Fortunati falou da grande responsabilidade dos gestores públicos de pensar a segurança, não somente para o evento, mas visando à capacitação do setor para após o Mundial. Para Fortunati, a Copa dá oportunidades concretas para melhorar a vida das pessoas. “Vamos aproveitar esse importante processo para qualificar a segurança na nossa cidade. Porto Alegre quer contribuir de forma decisiva, dentro da competência da esfera municipal, em um trabalho em conjunto com os governos estadual e federal”, disse.
Também participaram do evento o secretário do Esporte e Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS, Kalil Sehbe, e o secretário Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt.
Fonte: Portal PMPA