A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus esclarece à comunidade que os professores aprovados em concurso, estão sendo nomeados pela Secretaria Estadual de Educação para assumirem os cargos. As nomeações são do último concurso realizado, que obteve índice de aprovação inferior a 10% dos candidatos inscritos.
Devido a época de encerramento das aulas, o diretor Ruy Guimarães solicitou à 1.ª Coordenadoria Regional de Educação negociar a permanência de alguns professores até o encerramento do ano a fim de que não haja solução de continuidade nas atividades pedagógicas. Desde o final de outubro a Secretaria está dando posse aos professores aprovados no último concurso.
O diretor ressalta ainda que, mesmo lamentando a saída dos professores contratados emergencialmente, o ingresso por concurso é a forma democrática de ingresso prevista na Constituição para ocupação dos cargos efetivos. “No magistério estadual particularmente nossa luta tem sido pela realização mais frequente de concursos para dar um basta aos contratos precários de professores e funcionários. Por isto, ainda que lamentemos a eventual saída de bons e queridos colegas contratados devemos receber bem, respeitosamente e com civilidade os colegas novos que conquistaram democraticamente o direito a estas vagas”, comenta.