Mais um passo na busca pela abertura do Hospital Parque Belém foi dado. De acordo com o vereador André Carús o Estado irá arcar com 50% do valor necessário para a reabertura do hospital. A estimativa é que sejam necessários R$ 1,5 milhão para a reabertura dos 200 leitos. A informação foi dada ao vereador pelo secretário Estadual da Saúde, João Gabardo, de que o governo do Estado. A garantia do Estado, porém, dependerá de contrapartida da Prefeitura. “Para que o valor seja liberado, a Prefeitura precisa, primeiro, concluir a análise do impacto financeiro que terá a reabertura.”, diz o vereador André Carús.
O Vereador disse ainda que irá reforçar, pessoalmente, o pedido ao secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim, para que o município finalize o mais rápido possível o estudo. “O secretário Gabardo também deixou claro que a Prefeitura, que possui constitucionalmente a gestão plena da saúde, deverá realizar a articulação necessária a fim de garantir parceiros para a gestão e sustentabilidade do hospital”, destacou.
Também participou da reunião o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Francisco Bernd; Nelson Beron, chefe de gabinete do Vereador Carús; e Gustavo Fontana, assessor técnico da Cosmam.