Foi divulgado hoje pela manhã o resultado de agosto do Icec-RS (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS). Os dados apontam uma uma elevação de 6,1% em relação ao mês anterior no índice de confiança. Em julho foi registrado 108,5 pontos.
Em relação aos itens da pesquisa, permaneceu estável o componente referente às condições atuais e tiveram elevação os de expectativas para o futuro (10,9%) e de investimentos (4,9%). Na análise por segmentos, a elevação foi mais acentuada em bens duráveis (17,4%). Os de semiduráveis e de não-duráveis apresentaram acréscimo de 1,6% e 3,3%, respectivamente.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o mês de agosto recuperou parte pequena da queda do mês anterior, com influência mais determinante das expectativas para o futuro. O Icec-RS passou a sinalizar um nível de confiança moderadamente otimista. “Mesmo assim, a elevação observada não altera o quadro recente de queda na confiança, visto que o otimismo dos empresários ainda se encontra abaixo do patamar médio do primeiro semestre”, falou.