Moradores da Glória, Cristal e Cruzeiro do Sul reivindicaram, nesta terça-feira, 22 , a extensão do horário dos postos de saúde da região até as 21 horas em, pelo menos, dois dias. O pedido foi feito em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), na Câmara Municipal de Porto Alegreda qual, além dos vereadores, participaram representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Moradores reivindicam horário similar ao aplicado em inverno
A conselheira do Orçamento Participativo na região Glória, Cruzeiro e Cristal, Ana Carla da Silva, disse que a comunidade luta há muito tempo pelo atendimento de saúde noturno para que mais trabalhadores possam ter acesso ao serviço. Lembrou que, no inverno, foi possível o funcionamento em horário estendido, devido ao frio e ao aumento das doenças respiratórias e defendeu que o horário seja oferecido também nas demais estações. “As pessoas não ficam doentes no verão?”, indagou.
A gerente distrital da SMS para a Glória, Cruzeiro e Cristal, Danielle Stein, reconheceu a importância do horário ampliado. Informou que a secretaria não manteve o atendimento estendido após o inverno porque ficou “muito oneroso”, já que os funcionários que atuavam à noite tiveram de cumprir horas extras. Como encaminhamento, Danielle propôs a criação de um grupo de trabalho para redigir um projeto de turno estendido para os postos no qual trabalharão somente funcionários lotados à noite. “O custo seria muito menor”, afirmou.
Conselho de Saúde considera pedido da comunidade justo
Jair Rodrigues, membro do CMS, definiu como justa a reivindicação dos moradores da região. “Temos de olhar para as pessoas que não conseguem consultar no seu posto de saúde e acabam em um pronto-atendimento, onde, muitas vezes, não conseguem consulta”, afirmou. Como frisou, os postos de saúde não trabalham sábado nem domingo.
Vânia Beatriz Traesel, integrante do CMS e do Simpa, disse que as dificuldades em saúde são constantes na Glória, Cruzeiro e Cristal. Segundo ela, a demanda reprimida vem de muito tempo e a situação piorou. Conforme a conselheira, Porto Alegre é campeão em Aids, DSTs e tuberculose e tem três vezes a média nacional de suicídios. Na sua opinião, os gestores deveriam investir mais em prevenção, o que começa nos postos de saúde, reduzindo a superlotação da emergências.
Resposta deve sair em 30 dias
O secretário-adjunto municipal da Saúde, Jorge Cuty, disse que a falta de recursos para manter os postos funcionando à noite é “pública e notória”. Garantiu, no entanto, que levará a proposta da Glória, Cruzeiro e Cristal ao titular da SMS, que está em Brasília, devendo dar uma resposta à Cosmam em até 30 dias. Cuty ressaltou que a Capital conta com cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam 24 horas, e que outras duas foram aprovadas – no Partenon e no Navegantes.