Em entrevista coletiva realizada no Palácio Piratini, nesta sexta-feira, 21, o governador Tarso Genro anunciou proposta de implantação do passe livre estudantil nas regiões metropolitanas. O comunicado foi feito em análise as manifestações realizadas na última semana, que reuniram mais de 100 mil pessoas, segundo balanço da Brigada Militar.
O governador orientou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) a coordenar a formulação da proposta, apontando, sobretudo, suas fontes de financiamento. “Eu, como governador do Rio Grande do Sul, me coloco à disposição para ser o porta-voz deste movimento pelo passe livre estudantil em nível nacional”, informou Tarso. O Conselho se reunirá com técnicos do Governo do Estado na próxima quarta-feira, 26, às 14h30, para encaminhar a elaboração do projeto. Tarso salientou que pretende ouvir as lideranças políticas, sociais e sindicais do Estado, que auxiliarão, junto com representantes do movimento que luta por melhorias no transporte público, na formatação da proposta.
O governador faz balanço da atuação da Brigada Militar nos protestos do RS
Uma estrutura de participação será criada via decreto nos próximos dias para analisar as condutas policiais. A ferramenta funcionará junto à corregedoria da Secretaria da Segurança Pública e possibilitará a participação de pessoas que queiram contatar o Estado, via internet, de forma anônima. Sobre a atuação da Brigada Militar, Tarso admite possíveis falhas. “Nenhuma operação é perfeita, ainda mais em momentos conturbados como esses, mas a atuação da Brigada Militar foi eficaz e responsável e seguiu nossa orientação de proteção às pessoas”, comentou.