O Ministério do Turismo autorizou o projeto da Prefeitura para a construção de um Centro de Eventos em Porto Alegre. A construção de um novo centro de feiras e convenções na Capital terá R$ 60 milhões enviados pelo Governo Federal. O empenho do recurso para o município foi feito na segunda-feira, 3, pelo MTur. Os recursos fazem parte do conjunto de R$ 660 milhões que o PAC do Turismo destinará a 10 capitais do país para o aprimoramento de sua infraestrutura para eventos. O próximo passo será a assinatura de convênio entre o MTur e a prefeitura para o repasse do dinheiro.
Projeto terá tecnologia de ponta
Há mais de um ano trabalhando na pesquisa e no projeto da construção do local, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes afirma que o equipamento será o que há de mais moderno em arquitetura e tecnologia. O projeto prevê 26 mil metros quadrados de área locável, o que corresponde a quase três vezes o maior espaço disponível para feiras em Porto Alegre atualmente, que fica na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – Fiergs. O espaço para convenções, de 9 mil metros quadrados, terá capacidade para 6.450 pessoas sentadas, e a área de estacionamento oferecerá 6 mil vagas
“O Governo Federal foi sensível ao compreender que está nesse segmento um grande potencial de crescimento do turismo nacional e, no caso de Porto Alegre, cuja vocação para eventos é notória, permitirá que a cidade mude o seu patamar de competição nesse disputado mercado internacional”, explica o secretário.
Obra deve ser erguida no bairro Partenon
A localização, inicialmente prevista para a construção do Porto Alegre Centro de Convenções, é uma área de 27 hectares localizada na avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, selecionada após estudos e avaliações pelas secretaria municipais de Turismo, Meio Ambiente, Obras, Urbanismo, Fazenda, Gestão e Departamento Municipal de Habitação. A partir do terreno selecionado, a prefeitura vislumbra o desenvolvimento de um projeto ambientalmente sustentável, integrado às áreas naturais de preservação existentes no terreno, com reaproveitamento de água de chuva, energia solar, entre outros.
Projeto deve ter apoio do Estado
Há cerca de um ano a Secretaria de Turismo anunciou que o Estado iria construir um Centro de Eventos. Entre os locais prováveis, estavam o município de Esteio e Porto Alegre. Nos últimos meses uma aproximação entre os poderes possibilitou que o projeto tivesse andamento, sendo que a secretária Abgail Pereira, inclusive, visitou o terreno no Partenon, onde deve ser construído o equipamento.