
Na penúltima partida do Grêmio no Estádio Olímpico, quem ganhou o presente foi o torcedor gremista. O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1, de virada, e confirmou a sua classificação à Libertadores da América em 2013 no jogo desse domingo. Um jogo disputado, com chances de gols para os dois lados, mas onde a capacidade de reação imperou.
O jogo iniciou com o São Paulo usando da qualidade técnica do seu elenco para criar boas oportunidades no ataque. Lucas e Jádson se esforçavam para suplantar a defesa gremista, que contava com a reestréia de Saimon, depois de meses fora da equipe por uma lesão no joelho. Foi ele mesmo que, em uma jogada infeliz, acabou fazendo o pênalti que resultaria no primeiro gol do jogo, feito pelo goleiro Rogério Ceni.
O Grêmio foi para o vestiário visivelmente incomodado com o resultado, mas voltou para o segundo tempo com mais disposição. Com Zé Roberto armando, Pico e Pará ameaçando a defesa adversária, aos poucos o gol de empate foi se construindo. E ele saiu com um passe do melhor jogador da partida, Zé Roberto, para um chute certeiro de André Lima. O Grêmio continuou buscando o ataque e o gol da virada saiu depois de um cruzamento do lateral Pará que foi bem cabeceado pelo atacante Marcelo Moreno. Final de jogo: Grêmio 2 São Paulo 1.
O técnico

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez questão de exaltar a vitória. Para ele, além de garantir a vaga à Libertadores, principal objetivo do grupo, o resultado sobre um time qualificado como o São Paulo mostra que o time tem qualidade.
O único incômodo da coletiva se deu quando da pergunta sobre a sua permanência à frente do time tricolor em 2013. “Eu já disse que tenho todo interesse em ficar no Grêmio, mas não quero mais falar sobre isso. Quero me concentrar nos próximos compromissos do Grêmio e as coisas vão acontecer, ou não vão acontecer, no momento certo”, finalizou.
A Torcida
Um capítulo a parte, a vitória do Grêmio passou muito pelo apoio incondicional da torcida gremista durante toda a partida. Sem vaiar a atuação da equipe, mesmo quando o time estava perdendo, os mais de 45 mil torcedores fizeram da penúltima tarde de domingo da história do Estádio Olímpico um dos jogos inesquecíveis com direito a virada e gol do Guerreiro Imortal.
Vanderlei Luxemburgo agradeceu o apoio. “Eu gostaria de dar o parabéns aos torcedores. Quando a torcida do Grêmio faz isso, dentro do campo, é muito difícil não conseguir o resultado. Hoje foi um dia especial”, exclamou depois do fim da partida.