A Deputada Federal pelo Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila anunciou há pouco em seu Blog que irá concorrer na próxima eleição para o cargo de Deputada Estadual. Para a deputada, em 2014, quando completa dez anos de mandatos eletivos chegou a hora de voltar ao Estado. “Nos últimos oito anos, em Brasília, coordenei por duas vezes a bancada do Rio Grande do Sul, presidi a Comissão de Direitos Humanos e sou Líder da bancada do meu partido”, explica. Manuela salienta, ainda, que encerra um ciclo para buscar algo novo. “Considero, portanto, que estou encerrando um ciclo de muito aprendizado, êxitos e alguns equívocos. Mas sinto que é tempo de buscar algo novo”.
Meses de reflexão
Manuela explica que a decisão foi tomada após conversas com o partido, a família e amigos e que depois de muitos meses decidiu pleitear um cargo na Assembleia Legislativa. “Tenho muita vontade de devolver ao meu Estado a experiência que acumulei nesses dois mandatos em Brasília. A situação do Rio Grande exige atenção e estou disposta a dar minha contribuição. Acredito que a política deve ser espaço de renovação, e que o meu estado e a minha cidade – Porto Alegre – poderão contar ainda mais comigo se estiver mais próxima do que hoje estou. E eu ficarei feliz militando fisicamente mais perto da população e dos movimentos sociais”.
“Não há desesperança”
A agora Deputada Federal diz ter certeza que seu cargo será ocupado por algum político do seu partido e que jamais pensou ser a única com “a cara da nova política”. “Alguns apressados poderão afirmar: “há alguma desesperança!” Não. Nenhuma. Sei que a luta para transformar o Brasil é permanente e longa. É exatamente por isso que permito me pensar como uma militante e lutadora da transformação social a longo prazo”, finaliza.