O Metroclima emitiu um alerta meteorológico para todo o Estado nessa sexta-feira, 10, em período de muita instabilidade atmosférica que trará chuva freqüente pro Estado com ocorrências de chuva localmente forte a intensa com altos volumes e ainda de temporais localizados com risco de registros isolados de granizo e vento forte. A tendência é desse período se estender até ao menos a terça-feira, 14, afetando várias regiões.
Sob ar muito quente e úmido com atuação de áreas de baixa pressão, a atmosfera ficará propícia a episódios de chuva torrencial de curta duração com elevados volumes em um curto período e episódios de tempo severo isolados. Porto Alegre não está entre as áreas de maior risco, entretanto neste período não se pode afastar a possibilidade de algumas ocorrências de chuva forte a intensa passageira ou mesmo temporais estimulados pelo calor e a umidade alta. Modelos, em geral, estão a indicar que para a área da Capital a instabilidade seria maior no começo da semana.
Sexta, 10: O sol aparece com nuvens em Porto Alegre, mas se espera um aumento da cobertura de nuvens no decorrer do dia. Será uma jornada de intenso calor e sensação de muito abafamento. Modelos divergem sobre a possibilidade de chuva até o fim do dia e a maioria não indica precipitação para a Capital, mas não se pode afastar devido ao forte calor. Máximas de 33ºC a 35ºC na maioria dos bairros, mas alguns locais podem ter máximas mais elevadas.
Sábado, 11: Sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade em dia quente e muito abafado. Devido ao forte calor não se pode afastar chuva passageira. Mínimas ao redor de 23ºC e máximas, em geral, entre 32ºC e 34ºC.
Domingo, 12: Mais uma jornada muito quente e com forte abafamento na cidade. O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. Em razão do forte aquecimento não é possível se descartar chuva na segunda metade do dia. Mínimas em torno dos 23ºC e máximas de 32ºC a 34ºC, ocasionalmente superiores em alguns bairros.
Segunda, 13: Muitas nuvens e chuva no decorrer do dia que pode ser forte e vir com trovoadas. Ocorrem intervalos de melhoria. Como a instabilidade ocorre a qualquer hora, a projeção de temperatura máxima tem baixa confiabilidade. Modelos divergem muito e apresentam projeções de máximas tão distintas quanto 28ºC a 35ºC. As mínimas devem ficar ao redor de 24ºC a 25ºC e as máximas estimamos deve ficar em torno de 30ºC a 32ºC.