O morador do bairro Vila Nova, César Day, está preocupado com a proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Para ele os grandes vilões do aumento dos casos de doença em Porto Alegre são os próprios moradores que não têm auxiliado a Prefeitura para combater o mosquito. “O grande problema é que, principalmente na minha Rua Jerolomo Minuzzo, onde há a maior concentração de casos de dengue, alguns moradores não fazem sua parte.”, diz César.
Ele ainda explica que há moradores que, além de não ajudar, ainda atrapalham o trabalho dos agentes de fiscalização. “(os moradores) não deixam os agentes entrar nos pátios, não tratam seus pátios mantendo assim a criação dos mosquitos e a própria doença”, explica.
Para ele a Prefeitura vem fazendo a sua parte, mas os moradores, em boa parte, não fazem. “Dengue, zica, chikungunya, matam e aqueles que impedem os agentes e não tratam suas propriedades são burros e coniventes com a doença.”, finaliza.