Diversos moradores da zona Sul se uniram hoje à tarde para pedir mais segurança. Com cartazes, e gritando palavras de ordem como “A zona Sul precisa de segurança”, eles clamavam por maior efetivo e mais investimento na região. A caminhada é uma iniciativa dos comerciantes que esperam sensibilizar às autoridades para que a insegurança diminua.
Bruna Souza, uma das participantes da mobilização, trabalha em um comércio da região. De acordo com Bruna, o estabelecimento onde ela trabalha foi assaltado três vezes em apenas 45 dias. Em todas elas os assaltantes estavam fortemente armados. “A gente começou com o diálogo, pedindo segurança. Tivemos uma reunião com a Guarda Municipal, mas eles apenas nos agradeceram por termos avisado que faríamos essa passeata.”, salienta. Bruna também reclama do pequeno número de policiais nas ruas. “A zona Sul está sem nada de segurança. A gente anda e não vê um policial militar na rua.”, conclui.
Medo e preocupação
Moradora do bairro Cavalhada há 40 anos, Liane Carvalho se diz preocupada. Em sua quadra sete carros já foram assaltados a mão armada. Ela não entende como a Polícia, que tem essas estatísticas, não se mobiliza para melhorar a situação. “Eu fico abismada. Como não há uma ação de segurança que tenha uma resposta efetiva?”, questiona. Segundo ela, a situação piorou muito nos últimos dois anos. Ela diz já ter ido à Delegacia e que eles estão cientes dos casos. “Na minha opinião, em toda Porto Alegre há uma crescente insegurança tomando conta dos moradores.”, finaliza.