Mais de mil pessoas unidas e com a vontade de fazer a diferença no olhar. Assim foi a Plenária do Orçamento Participativo (OP) do Bairro Glória, realizado na noite de ontem, 17, no Ginásio do Colégio Marista Assunção. Com uma ampliação de 26% com relação ao ano passado, a plenária teve 853 inscritos para votação.
Para o prefeito José Fortunati, o OP é mais uma oportunidade para a população de se comunicar diretamente com o Poder Executivo. “Quem mora na região, conhece os problemas que enfrenta e sabe escolher o que é prioridade para trazer mais qualidade para sua vida”, explicou.
A habitação foi a prioridade escolhida, seguida de Educação, Saneamento Básico (Água e Esgoto) e Saúde. A região tem 47 demandas previstas no Plano de Investimentos e Serviços 2012, totalizando R$ 8,9 milhões. No entanto, algumas demandas aguardam elaboração de projetos para definição de recursos, o que significa que o investimento total irá superar o montante especificado.
Durante a plenária, foram também escolhidos os conselheiros do Orçamento Participativo para o exercício de 2012. A chapa mais votada foi a Chapa 1, composta por Sirley Vargas (1º titular), Renan da Silva (2º titular), Gilson Fernandes Aquino (1º suplente) e Sandro dos Santos (2º suplente).
Para Sirley Vargas, a população acredita no OP como ferramenta de cidadania. “Nós temos muitas necessidades, pedidos a fazer, mas também reconhecemos que avançamos em diversas áreas”, disse a conselheira reeleita, ao convidar a comunidade para a inauguração da creche comunitária Carlos Tejera de Ré, que atenderá 120 crianças da região. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira, 18, às 16h30.