A Prefeitura começou essa semana a colocar larvicida nos arroios de Porto Alegre. Na Zona Sul, os arroios Capivara, Cavalhada e Guarujá também receberam a ação da equipe operacional da Vigilância de Roedores e Vetores da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).
De acordo com o poder público municipal a medida é rotina e todos os anos é feita. Consiste na aplicação de um produto biológico nos arroios entre o início da primavera e o final do verão, visando ao controle de mosquitos comuns na Capital, em roteiros definidos, realizados duas vezes por mês.
Neste ano, a EVRV fez uma aplicação em setembro, e a atividade foi suspensa em função do longo período de chuvas registrado em outubro. Nesta semana, de acordo com o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, o larvicida foi aplicado também nos arroios Dilúvio, Mangueira, Passo das Pedras, Santo Agostinho e da Areia.
A ação é feita com produto biológico que só mata larvas de mosquitos e é inofensivo para animais aquáticos e mamíferos e visa ao controle de mosquitos comuns, nativos da cidade, como o culex, diminuindo o incômodo à população, mas, mais importante, evitando o uso indiscriminado de inseticida, o que pode acarretar em resistência ao veneno em mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A atividade acontece em áreas definidas e monitoradas pela CGVS.