Fechar a boca é bom para emagrecer, mas só isso não basta. É importante também aprender a se alimentar de uma forma saudável e, se der para ficar mais bonita, melhor ainda. A celulite, por exemplo, pode ser combatida com o uso dos alimentos certos. Basta você inserir na sua dieta os alimentos da nossa lista para notar a diferença no corpo em poucas semanas. Mas, se de um lado alguns alimentos podem ajudar, por outro alguns tipos de alimentos são extremamente nocivos, quando em excesso, para a sua saúde e também o aparecimento da tão temida celulite. Confira:
Os mocinhos!
1. Açafrão ou cúrcuma: Composta por curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade, as duas opções auxiliam na diminuição da celulite. Uma boa dica é usar como tempero durante as refeições.
2. Frutas cítricas: Limão, lima-da-pérsia e laranja contêm a poderosa vitamina C, além de bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias, favorecendo a microcirculação. Que tal fazer um gostoso suquinho com essas frutas?
3. Frutas vermelhas: Com muita protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação, as frutas vermelhas são uma boa pedida para quem quer diminuir a extensão da celulite.
4. Linhaça: Rica em ômega 3, anti-inflamatório natural, auxilia na regulação hormonal. Também faz uma faxina interna, graças ao alto teor de fibras, contribuindo para evitar o acúmulo de impurezas que dificultam a irrigação e favorecem a celulite. Você pode usar essas sementinhas em um delicioso molho para saladas.
5. Peixes: Salmão, sardinha e arenque. Também são ótimas fontes de ômega 3, gordura que também combate a osteoporose. Que tal preparar um desses peixinhos ao forno? Esta e as outras receitinhas citadas aqui são do MdeMulher.
Os vilões!
1. Açúcar: Uma das maiores preocupações de quem luta contra a balança e não deve ser diferente para quem quer fugir da celulite, os açúcares, quando ingeridos em excesso, ficam armazenados na forma de gordura no corpo e causam os penuzinhos e a celulite.
2. Gorduras: Para ficar lisinha, diminua a gordura da sua dieta. Não esqueça que até os alimentos ricos em gorduras boas transformam-se em gordura trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios quando aquecidos a altas temperaturas.
3. Cafeína: Café e chá mate contêm muita cafeína, um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. Consuma, no máximo, duas xícaras de café sem açúcar por dia para evitar os furinhos.
4. Bebidas com gás: Refrigerante e água com gás também podem ser causadores dos furinhos. Caso você não consiga ficar sem beber água com gás, limite a ingestão a 200ml por dia.
5. Álcool: O consumo de bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura pelo fígado. Resultado? Acúmulo de gordura localizada e aparecimento das temidas celulites. Quando for beber, o ideal é limitar-se a dois copos de cerveja e ou um de caipirinha.