A Secretaria da Saúde confirmou o primeiro caso de Gripe A de Porto Alegre em 2013. O anúncio foi feito pelo secretário-adjunto da Saúde, Jorge Osório, pela manhã durante o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em 2013.
A paciente é uma mulher de 26 anos, que está hospitalizada, com comorbidade. Desde o início do ano, já foram investigados 57 casos: 37 moradores de Porto Alegre e 20 de outras cidades do Estado, que foram internados na Capital. As situações investigadas são de pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave. Diante deste quadro, Jorge Osório reforça a importância das pessoas que fazem parte do grupo prioritário se imunizar contra a doença. A expectativa é vacinar 80% da população de maior risco até 26 de abril, que é 211.896 dos idosos com 60 ou mais; 13.999 das gestantes e 27.998 das crianças entre de seis meses a menores de dois anos.
Estudos realizados nos últimos anos comprovam que a vacinação diminui em 32% a 45% as internações por pneumonias e em 39% a 75% o índice de mortes entre a população em geral. Analisando apenas a população de idosos, as pesquisas demonstram que a possibilidade de pneumonia cai em 60% com a vacina; o risco de hospitalização em decorrência de complicações da gripe, em 50%; e de morte, em 68%.
Foto: Samuel Maciel/PMPA