Com as obras na Avenida Tronco em execução, uma das solicitações dos moradores que estão sendo desalojados do local foi atendida. Ela dá conta de um terreno na Rua Moab Caldas, 105, onde está localizado o terreiro da Mãe Maria de Oxum, tradicional casa de religião da região. O terreno serve como residência para duas famílias, além de receber a prática de rituais religiosos.
Dois bônus moradia e terreno no município
A solução encontrada foi divulgada pelo vereador Delegado Cleiton, que intermediou o pedido dos representantes dos umbandistas junto à Prefeitura de Porto Alegre. Mãe Maria de Oxum receberá dois Bônus Moradias, sendo de R$ 52 mil cada um e a concessão de uso de um próprio municipal (terreno do Município), nas imediações, para poder continuar com suas práticas religiosas.
“Buscamos uma solução que atendesse todos os interesses envolvidos. Para agilizar o processo eu coloquei o diretor do Demhab no viva voz do meu telefone celular para que ele explicasse o processo em curso e os próximos passos”, explicou Delegado Cleiton acrescentando que os religiosos também poderão fazer sugestões de áreas pertencentes ao Município.
A alternativa foi saudada pelos umbandistas que desejam ver preservado o terreiro, de 40 anos de existência, e que ele volte a funcionar próximo ao endereço atual. Participaram da reunião, além da Mãe Maria de Oxum, o Pãe Babadiba, Mãe Vera, Ilá Sandrali d’Oxum, o professor Jairo Pereira de Jusus, e a socióloga Reginete Souza Bispo.
Nos próximos dias será agendada uma reunião com o prefeito em exercício, Sebastião Melo, e com os técnicos do Demhab para finalizar as tratativas.