Cinco pacientes do bairro Vila Nova estão sendo tratados para Dengue, informa a Secretaria Municipal de Saúde. O bairro da Zona Sul de Porto Alegre é o único com casos de pacientes que contraíram a doença em Porto Alegre até o momento. Os demais casos que estão sendo tratados na Capital são de pacientes que contraíram o vírus em outras cidades.
Três moradores de uma residência, e dois em outra, são os pacientes. Na região, ações de controle vetorial estão em curso pela prefeitura, como bloqueio de transmissão viral com aplicação de inseticida, visitas domiciliares para orientação da comunidade, busca ativa de casos não notificados e fiscalização por agentes da Equipe de Fiscalização Ambiental da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).
Aplicação intensiva a partir de hoje
Nesta sexta-feira, 12, operação de aplicação de inseticida será realizada em parte do bairro Vila Nova para matar mosquitos adultos e diminuir o risco de transmissão viral na região.
Perímetro:
– rua Jeromolo Minuzo, entre ruas Aurora e Cel. Octaviano Pinto Soares;
– rua Aurora, entre Jeromolo Minuzo e João Salomoni (próximo à Cel. Octaviano Pinto Soares);
– rua Marte – toda extensão;
– rua Marquês do Maricá, entre Monte Cristo (até próximo ao entroncamento da rua Jerolomo Minuzo com rua Aurora) e João Salomoni (próximo à altura da Rua Marte).
As ações de controle também incluem visitas domiciliares na área para orientar moradores para remoção de criadouros do mosquito e, também, busca ativa de casos na região, para investigar se há outros casos não notificados de pacientes com sintomas de dengue no entorno da residência dos pacientes.